Que tal transformar o momento da introdução alimentar em uma brincadeira criativa, afetiva e cheia de aprendizado?
No perfil @superconteudoeducacional tem um Reel incrível que você pode usar como inspiração:
💡 Sobre a atividade
A proposta é simples e eficaz: a criança “alimenta” um ursinho de pelúcia ou boneco com alimentos variados (ex: arroz, feijão, legumes) simbolizando o processo de introdução alimentar. Essa brincadeira faz com que:
- ela se familiarize com diferentes texturas, cores e sabores;
- perceba o ato de comer como algo divertido, seguro e compartilhado;
- desenvolva coordenação motora fina ao “alimentar” o boneco;
- crie vínculo emocional com a alimentação, reduzindo resistência e promovendo autonomia.
👩🏫 Como utilizar em sala de aula ou em casa
- Monte uma “mesa de refeição” com o ursinho e pequenas porções de diferentes alimentos.
- Convide a criança a “alimentar” o ursinho e depois comer ela mesma o que deu para o boneco.
- Pergunte: “O que você acha que o ursinho vai gostar mais? Por quê?” — abrindo para conversas sobre cores, sabores, quantidades.
- Após a brincadeira, ofereça os alimentos de verdade de forma convidativa, sem pressão — respeitando o ritmo da criança.
- Registre com fotos ou desenho: “Hoje alimentei o ursinho com ___ e eu comi ___. Me senti ____”. Isso valoriza a experiência.
📲 Incentivo à família e professores
Compartilhe essa ideia no grupo da escola, no mural de atividades, no chat de pais e convide as famílias a fazerem em casa.
Quando professores e famílias trabalham juntos, a introdução alimentar se torna um momento de alegria, vínculo e descoberta — não apenas “fazer a criança comer”.
🔗 Inspire-se e acesse mais atividades, vídeos e ideias no perfil: @superconteudoeducacional






