🍴🎨 Introdução Alimentar com Brincadeira: Vamos alimentar o ursinho?

Que tal transformar o momento da introdução alimentar em uma brincadeira criativa, afetiva e cheia de aprendizado?
No perfil @superconteudoeducacional tem um Reel incrível que você pode usar como inspiração:

💡 Sobre a atividade

A proposta é simples e eficaz: a criança “alimenta” um ursinho de pelúcia ou boneco com alimentos variados (ex: arroz, feijão, legumes) simbolizando o processo de introdução alimentar. Essa brincadeira faz com que:

  • ela se familiarize com diferentes texturas, cores e sabores;
  • perceba o ato de comer como algo divertido, seguro e compartilhado;
  • desenvolva coordenação motora fina ao “alimentar” o boneco;
  • crie vínculo emocional com a alimentação, reduzindo resistência e promovendo autonomia.

👩‍🏫 Como utilizar em sala de aula ou em casa

  • Monte uma “mesa de refeição” com o ursinho e pequenas porções de diferentes alimentos.
  • Convide a criança a “alimentar” o ursinho e depois comer ela mesma o que deu para o boneco.
  • Pergunte: “O que você acha que o ursinho vai gostar mais? Por quê?” — abrindo para conversas sobre cores, sabores, quantidades.
  • Após a brincadeira, ofereça os alimentos de verdade de forma convidativa, sem pressão — respeitando o ritmo da criança.
  • Registre com fotos ou desenho: “Hoje alimentei o ursinho com ___ e eu comi ___. Me senti ____”. Isso valoriza a experiência.

📲 Incentivo à família e professores

Compartilhe essa ideia no grupo da escola, no mural de atividades, no chat de pais e convide as famílias a fazerem em casa.
Quando professores e famílias trabalham juntos, a introdução alimentar se torna um momento de alegria, vínculo e descoberta — não apenas “fazer a criança comer”.


🔗 Inspire-se e acesse mais atividades, vídeos e ideias no perfil: @superconteudoeducacional